sexta-feira, 8 de junho de 2012

Boletim 03






Assembleia aprova manutenção da greve
Com 256 professores presentes na assembleia da última terça-feira (05), uma das mais participativas dos últimos 20 anos, foi decido a continuidade da greve, sem nenhum voto contrário e apenas 9 abstenções, quase uma unanimidade! Essa decisão, além de revelar que a greve se mantém forte na UFBA, assim como em outras IFES, demonstra a insatisfação dos professores em relação aos salários, à carreira e às condições de trabalho. 
Durante a assembléia o professor da Faculdade de Economia Luiz Filgueiras apresentou uma análise sobre a evolução histórica dos salários dos professores das IFES em relação às outras carreiras do poder executivo, especificamente aos pesquisadores do IPEA e do MCT. O Professor Jair Batista da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, membro do Comando de greve, apresentou as propostas de carreiras que estão na mesa de negociação. 
Na assembléia, além de muitos estudantes e servidores técnico-administrativos, estiveram presentes ainda representantes de várias entidades que levaram o apoio ao movimento docente. Finalmente a Assembléia deliberou as próximas ações do movimento conforme consta na ata da Assembléia.

convocação aos professores – precisamos mobilizar a UFBA
PARTICIPE das três grandes manifestações que foram programadas para esta semana.
  • Concentração na sede da APUB às 8h, segunda-feira (11/06), para entrega de documento na Reitoria exigindo o reconhecimento da greve dos Docentes da UFBA e as devidas providências administrativas.
  • Aula pública sobre precarização do trabalho docente, por Profa. Graça Druck da FFCH, no Salão Nobre da Reitoria às 8h de terça-feira (12/06).
  • Assembléia Geral no Auditório da Faculdade de Arquitetura às 15h de quarta-feira (13/06) com a pauta “Continuidade da Greve dos docentes da UFBA: Carreira, salário e melhoria das condições de trabalho”.
O Comando de Greve dos Docentes da UFBA convoca os colegas a participarem e se integrarem às suas reuniões diárias, às 8 horas, na sede da APUB. Outras atividades estão agendadas (consulte agenda no topo da página)

professores em estágio probatório e substitutos
Vamos discutir a situação desses colegas em relação ao direito de greve, no anfiteatro da Biologia às 14 h de terça feira (12/06). (consulte a página no topo do blog)

Estudantes da UFBA deflagram greve
Em uma assembleia com cerca de 2000 estudantes, convocada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFBA, realizada na quarta-feira (06), os estudantes decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. Entre os 37 pontos de pauta, a imediata implementação dos pontos que já estavam aprovados no CONSUNI, e novos pontos como orçamento participativo e 30% deste para assistência estudantil. Nova assembléia foi convocada para o dia 12, terça-feira. Os estudantes de pós-graduação irão realizar Assembléia Geral no dia 13/06. 
Todo apoio à greve dos Estudantes.

Quadro Nacional
Após 20 dias de greve, MEC chama professores federais para reunião
Diretores do ANDES-SN e representantes do Comando Nacional de Greve dos professores federais foram recebidos na última terça-feira (05/06) pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante a manifestação dos servidores públicos federais na Esplanada, que reuniu mais de 15 mil servidores. Esta foi a primeira reunião do Comando Nacional de Greve com representantes do governo desde que a paralisação foi iniciada há 20 dias.
Mercadante informou aos docentes que o processo de negociação seguirá e que o Ministério do Planejamento deve voltar a se reunir com as categorias na próxima semana. No entanto, o Ministro ressaltou a questão do prazo de 31 de julho e disse que é necessário aguardar o desdobramento da crise financeira internacional para avaliar o impacto que terá na economia do país.
O ANDES-SN destacou que o tempo é uma questão política e que, agora, com o argumento do impacto no orçamento o governo está deturpando o método negociado e invertendo a lógica do que foi firmado no acordo emergencial de 2011, que prevê discutir primeiro a estrutura da carreira docente e depois o quanto a reestruturação irá custar e em quanto tempo ela será implementada.
“A greve é forte e o chamado do Ministro para a reunião reafirma isso. Já são 51 instituições paradas. Nós queremos a reestruturação da carreira, para uma mais simples, que valorize o trabalho docente e permita oferecermos ensino de qualidade. Para isso precisamos também de condições de trabalho, de salas de aula, laboratórios, bibliotecas”, disse Marina Barbosa, presidente do ANDES-SN, em entrevista após a reunião. Ela ressaltou que a precariedade que vimos hoje é consequência de uma política de expansão desordenada e sem qualidade via Reuni, por isso o movimento quer também discutir os prazos e os critérios de distribuição entre as IFES, dos novos cargos criados.

Situação na UFBA
Na UFBA, diversas unidades e cursos (inclusive de pós-graduação) encontram-se parados, tais como: Medicina, Odontologia, Física, Economia, Educação, Serviço Social, Fonoaudiologia, Dança, Belas Artes, Filosofia, Psicologia, Arquitetura, Letras, Geografia, incluindo o campus de Barreiras e Vitória da Conquista no interior do estado. Todas estes já com diversas atividades de greve agendadas, tais como aulas públicas e debates abertos.