sexta-feira, 15 de junho de 2012

Manifesto IHAC


MANIFESTO DOS DOCENTES DO INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS 
PROFESSOR MILTON SANTOS

Os docentes do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da UFBA, reunidos em Assembleia em 14 de junho de 2012, após análise do contexto do movimento reivindicatório em curso nas Universidades Federais, posicionaram-se favoravelmente à greve dos docentes. Em sua maioria, reconheceram a existência de uma greve de docentes na UFBA e em outras IES brasileiras, decidindo pela adesão a este expressivo e histórico movimento.

Entretanto, os docentes do IHAC ressaltam a importância e necessidade dearticulação conjunta de todos os atores da comunidade universitária(docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos), em torno das reivindicações que são comuns à luta por uma universidade pública de qualidade, e mais especificamente referentes ao Plano de Carreira Docente, aumento salarial e à melhoria das condições materiais de trabalho, o que requer uma maior atenção do Governo Federal com a Educação de um modo geral, com a concessão imediata dos recursos financeiros necessários. Nesse sentido, entendem também que a comunidade universitária, incluindo dirigentes da APUB e comando de greve, respeitando a pluralidade de seus atores, deve produzir um esforço conjunto para superar os conflitos existentes em prol da mesma luta.

A Assembleia decidiu conclamar todos os docentes do IHAC à participação efetiva nos eventos que integram o movimento reivindicatório, considerandofundamental a presença de todos/as na cena dos debates e das negociações.

Finalmente, buscando construir também um espaço de discussão e mobilização dos docentes do IHAC no período de greve, a assembleia apontou a necessidade de formação de Grupos de Trabalho, em torno dos seguintes temas:
  • Andamento do movimento nas demais IES
  • Articulações com as demais Unidades Acadêmicas da UFBA
  • Formas de Mobilização durante a greve
  • Plano de carreira e condições de trabalho docente
  • Articulação com o Movimento Estudantil e o dos Servidores Técnico-Administrativos
  • Reivindicações Específicas do IHAC
  • Novos caminhos para as Universidades
Salvador, 15 de junho de 2012