terça-feira, 14 de agosto de 2012

aula de democracia sindical


O Comando de Greve dos professores da UFBA realizou reunião ampliada, nesta terça-feira, dia 14, na sede da APUB. Este encontro contou com a presença expressiva de docentes para discutir a delicada situação em que se encontram o movimento docente e a direção da nossa entidade. A convocação  da assembleia foi acatada e convalidada pela própria Diretora-Presidente da Entidade conforme manifestação em mesa ao final da  assembleia geral do dia 14 de agosto, conforme pode ser verificado no registro audiovisual ( http://www.youtube.com/watch?v=7tGRkKkL4DQ&feature=plcp )
      Destituição de uma diretoria democraticamente eleita é ato de extrema gravidade e, portanto, de grande responsabilidade. Será necessário evidenciar os atos que afrontam as decisões coletivas e permitir àqueles que assim procedem sua mais ampla defesa. Em caso de levar a destituição às vias de fato, será preciso tomar providências imediatas, e absolutamente democráticas, para que a instituição não fique acéfala e não representativa. Será necessária a mais ampla participação, permitindo-se os mais sóbrios e sólidos argumentos, além do mais limpo e franco debate. Este será mais um momento de darmos uma aula de democracia sindical, mostrando para todo o país como se procede coletivamente, contra os que afrontam a democracia.


Diretoria da APUB perde o senso de decoro - ataca a categoria para não se submeter à democracia.
      Não bastasse desrespeitar as decisões da categoria deliberadas em assembleias, agora a atual direção da APUB realiza mais um ato anti-sindical. A secretaria da entidade informou aos professores que, desde o dia 13 de agosto, não estão realizando filiação por ordem da direção. Curiosamente, desfiliações estavam sendo aceitas normalmente. Esta atitude representa mais uma, entre tantas, atitudes arbitrárias e antidemocráticas da atual diretoria da APUB, pois significa cercear o direito de filiação e a participação da categoria na sua entidade de representação, impossibilitando com tal comportamento a presença dos professores nas suas instâncias de deliberação. Ao proceder desta maneira, a atual direção da entidade realiza um vil ataque à democracia sindical, cerceia um direito constitucionalmente reconhecido e decisivo a um Estado democrático de direito.
      Esta é a mais recente ação que expressa a renúncia da diretoria da APUB de representar os professores da UFBA, pois agora tenta impedi-los de participar das decisões do sindicato, num claro ataque ao direito de sindicalização dos trabalhadores.
        Repudiamos veementemente o ato anti-sindical da diretoria da APUB, e conclamamos os professores e todas as entidades sindicais do país a repudiarem tal medida, além de denunciarem este ato da diretoria da APUB-Sindicato.

Todos às assembleias, dia 15 de agosto,  às 14h, na Faculdade de Arquitetura.

Comando de Greve dos Docentes da UFBA




Imagem inline 2Imagem inline 1