sábado, 11 de agosto de 2012

Ocupação da reitoria 10 de agosto


Docentes da UFBA em greve ocupam a reitoria com um dia de trabalho pela greve


O Comando de Greve dos Docentes da UFBA ocupou a reitoria com atividades de greve desde as 9:00 horas desta sexta-feira 10 de agosto. A atividade convocada pelo Comando Nacional de Greve previa a ocupação das reitorias das universidades federais em greve. No caso da UFBA, o dia foi marcado por atividades que reuniram docentes e discentes de diversas unidades. A programação teve  início com um descontraído café da manhã na ante sala do gabinete da Reitoria e prosseguiu com a exibição da mostra fotográfica (Fotografando a UFBA), reunião ampliada do Comando de Greve, entrega aos parlamentares presentes de documento pela abertura de negociação e encontro com a reitora.


A avaliação discutida durante a reunião ampliada do Comando acentuou a força do movimento grevista nacionalmente e localmente. Destacou-se ainda que a greve serviu para mobilizar a categoria articulando os docentes recém ingressos com aposentados e os professores da ativa. Outro aspecto sublinhado diz respeito ao revigoramento do entidade sindical, APUB, apesar do posicionamento autoritário e desmobilizador da sua atual diretoria. A revitalização do Bar D.E. foi apontado como símbolo desse reencontro da categoria com o sindicato. Outro elemento significativo neste processo, foi a unificação dos três segmentos (docentes, estudantes e técnicos-administraivos) na construção de uma pauta local. Os docentes presentes ressaltaram a forma democrático e ponderada como o Comando Local tem conduzido a greve na UFBA.


Discutiu-se, uma vez mais, a importância de reafirmar a contraproposta encaminhada pelos docentes da UFBA como subsídios para as negociações nacionais, bem como a necessidade de, no encontro agendado com a reitoria, solicitar seu apoio na luta dos docentes que neste momento reivindica do governo Dilma a reabertura das negociações.   
Pela tarde, houve uma reunião entre os comandos de greve dos docentes e dos discentes. Nesta reunião foram avaliados os movimentos de greve da UFBA, destacando-se a justeza das reivindicações, a construção da unidade na luta e a existência de convergências.


Nova reunião com a equipe da administração central da UFBA foi realizada no turno da tarde com a Reitora Dora Leal, o Vice-reitor Luiz Rogério, o Pró-reitor de ensino Ricardo Carneiro e o Chefe de Gabinete Fernando Rêgo. Neste encontro, representantes do comando de greve dos docentes informaram que a ocupação da reitoria da UFBA compõe um Ato Nacional e destacaram que os docentes estão empenhados em buscar o diálogo e a reabertura das negociações com o governo, para o que solicitaram o apoio da reitoria. “Lutamos todos – estudantes, técnico-administrativos e docentes  - na mesma direção. O responsável pelos prejuízos que todos nós, e a população em geral, estamos sofrendo com essa política educacional é o governo federal” ressaltou a profa. Celi Taffarel.


A reitora sinalizou para o diálogo destacando que está estudando com sua equipe a pauta de reivindicações local. Disse ainda que encaminhará ao Conselho Universitário da UFBA o que lhe for pertinente e acompanhará as posições da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior) nos encaminhamentos frente ao governo federal.